Queima do Judas e Pau de Sebo

“Aleluia! aleluia!
Carne no prato,
Farinha na cuia.”

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo.

A tradicional manifestação acontece há décadas em Turmalina, em um clima de brincadeira, cultura e diversão. Entre as brincadeiras há a famosa aleluia de balas, aleluia de amendoim, o pau de sebo com os prêmios, etc.
O boneco é confeccionado em equipe, com materiais diversos e muita criatividade. É recheado com pó de serra e amendoim que irá torrar durante a queima. Há sempre uma atmosfera de mistério e curiosidade, nos dias que antecederam o sábado de aleluia, sobre quem será a personalidade ou personagem escolhido para representar o Juda ( como era outrora chamado).

Em composição com a Tradicional Queima do Judas está o Pau de Sebo. Uma linha de madeira bem alta e toda lambuzada de sebo de boi é colocada verticalmente afixada ao chão no meio da rua. A brincadeira consiste em escalar o mastro escorregadio para pegar o prêmio em dinheiro colado logo acima.

Anos atrás notas de dinheiro eram coladas aleatoriamente a partir da metade superior do mastro. Na versão mais atual é colocada uma bandeirinha, com o valor total do prêmio escrito, no topo do mastro. Há também um mastro menor, exclusivo para crianças.

O Judas deixa em um testamento seus pertences como herança. E sempre lembra as histórias que se destacam na comunidade. Por vezes se utiliza da sátira e da crítica, mas sempre brincando com os versos e com a imaginação dos espectadores.

Na 1ª foto vemos um cortejo com o Judas a cavalo, em abril de 1982. O Judas carrega um rádio que provavelmente seria um dos pertences do testamento. O rapazinho ao lado do Có, Edilson (comercial 3 irmãos), Valdemar e outros. E ainda o Senhor Joãozinho da Viana com sua corneta.

Por longos anos o Senhor Joãozinho da Viana realizou a Queima do Judas em Turmalina. Em abril de 1999 o grupo UNE realizou o evento pela 1º vez com a ideia de fazer o evento de forma itinerante, a cada ano aconteceria em bairro diferente da cidade. Sendo o bairro da Saudade o primeiro escolhido. Em 2018, após essa rotatividade por outros bairros e dois anos sem realizar, o Grupo UNE chegou à 18º edição, novamente no bairro da Saudade. O evento tomou proporções maiores, ampliando a programação voltada para crianças, com rua de lazer, pintura, além de shows de música popular brasileira.

O senhor Joãozinho da Viana acompanhava o cortejo do Judas ano a ano tocando sua corneta. Após a morte do Joãozinho da Viana, a corneta na Queima do Judas do Grupo UNE passou a ser tocada pelo Senhor Basteco.
A Casinha de Cultura da Aplamt juntamente com o Grupo JAC e parceiros também realizou por muitos anos o evento, chegando à 10ª edição em 2018.

Na segunda foto estão alguns homens escalando o pau de sebo no ano 2000, no bairro Pau d´Oleo. Todos os anos as equipes se organizam para tentar pegar o prêmio que, após alcançado, é dividido igualmente entre os membros da equipe.

Na terceira foto acontece a Queima do Judas da Casinha de Cultura da Aplamt com o Grupo JAC, em 2017. O maior público é das crianças e famílias inscritas na Aplamt, além dos parceiros e amigos.

Por fim, na quarta foto o pau de sebo infantil do Grupo UNE em 2018. O prêmio inicial geralmente é o valor do aumento do salário mínimo, ao longo do evento esse valor vai sendo acrescido por doadores.
A manifestação tradicional do sábado de aleluia acontece com o envolvimento da comunidade e poder público que faz doações que cobrem os custos, acompanha o cortejo jogando aleluia e água para refrescar. E que acompanha atentamente a leitura do testamento e a disputa pelo prêmio.

Fotos:
Hugo Jansen
Acervo UNE
Acervo JAC

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Expressar com arte.
Inspirar com amor.

Prefeitura de Turmalina
"TRABALHANDO PARA O BEM DE TODOS."
Queima do Judas - 1982
Pau de Sebo Grupo UNE - 2000
Queima do Judas Casinha da Cultura e Grupo JAC
Pau de Sebo Infantil - 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartazes do Festur - Festival da Canção em Turmalina-MG

34º Festur - Festival da Canção em Turmalina - 29/08 a 04/09/2022 (FOTOS E VÍDEOS)

Tarde Folclórica "Sebastião Trindade" - 34º Festur (04/09/2022)