Festa do Rosário em Turmalina 2022 - Fotos e Vídeos

FESTA DO ROSÁRIO EM TURMALINA - COMPLETANDO 207 ANOS DE HISTÓRIA EM 2022. 

A festa do Rosário de Turmalina se reveste de particularidades em relação as demais manifestações que ocorrem no seu entorno. Turmalina, antiga Piedade de Minas Novas, surgiu como entreposto comercial e ponto de descanso de tropas, os moradores de Piedade abasteciam os mercados de Chapada do Norte, Berilo, Minas Novas e Diamantina. O fato de Turmalina não ser um terreno próprio da mineração, foi determinante para que a força da Irmandade do Rosário e da Festa em homenagem a virgem do Rosário, fosse assumida sempre com preponderância do elemento branco, não servil. A comunidade afro está presente com mais força nos movimentos dos “tambozeiros” e caboclinhos.   

Sabe-se que a Festa do Rosário foi implantada pelos portugueses nas confrarias das cidades e freguesias, assim como no antigo Arraial da Piedade, porém a mesma era comemorada pelos escravos, onde o rei era sempre um homem preto, e a rainha sempre branca. Mas isso não procedeu sem motivos, ao virem para o Brasil, como escravos, os negros africanos trouxeram muito de sua cultura religiosa. A grande parte das manifestações religiosas dos escravos era reprimida, mas aos poucos essas foram sendo incorporadas pela cultura hegemônica, fundamentada numa ética religiosa européia, o Cristianismo.

Os turmalinenses vêm dando provas de vigor e devoção, pois a festa vem sendo realizada desde 1815 e se consolidou como uma das festas mais importantes da cidade até os dias atuais. A festa acontece sempre na primeira quinzena de outubro, com o apoio da comunidade turmalinense, principalmente com a participação dos moradores do bairro do Rosário e a ajuda do poder público. A festa tem duração de aproximadamente dez dias, nesse momento os festeiros, mordomos, rei e rainha, e principalmente os fiéis acompanham os festejos pelas ruas, nas casas e igrejas, com a finalidade de cumprir todas as etapas da homenagem. Nesses dias há novenas, mastro, missas e apresentações de caboclinhos e danças de fitas.

No sábado, a bandeira é buscada na casa do festeiro para ser levantada no mastro, nesse momento há cantoria e foguetório. Geralmente no domingo, dia culminante da festa, às seis horas da manhã, os tamborzeiros dão o sinal da alvorada e convidam os festeiros para a formação do reinado. O ritual começa na casa do mordomo-mór, acompanhado dos mordormos, com o grupo invadindo a casa do rei e da rainha, com o objetivo de levá-los à Igreja do Rosário. A coroação de Nossa Senhora do Rosário e a apresentação dos grupos, seguida de procissão, encerram o dia. 

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é um evento importante ao Município, pois remonta aos aspectos históricos e culturais desta tradição além de, aumentar o fluxo de pessoas a esta localidade, no período festivo. Tal festa é um verdadeiro testemunho da riqueza do patrimônio imaterial de Turmalina.

A Rua do Rosário era a mais diferente da cidade, pois era calçada a “pé-de-moleque”, a mesma dá acesso à Igreja do Rosário. Porém com as questões de modernização, por qual passou a cidade, tal rua foi substituída por calçamento de blocos. 

Em 2022, completando 207 anos de história, a Festa do Rosário em Turmalina teve como Rei e Rainha o casal Zezão e Maria Amélia. A comunidade unida para manter vivas as tradições.




































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartazes do Festur - Festival da Canção em Turmalina-MG

34º Festur - Festival da Canção em Turmalina - 29/08 a 04/09/2022 (FOTOS E VÍDEOS)

Tarde Folclórica "Sebastião Trindade" - 34º Festur (04/09/2022)